Frigorífico (Monitor Top)
‘Frigorífico (Monitor Top)' será apresentado em 2021. Este foi um dos projectos seleccionados pelo Município de Faro e pelo Teatro das Figuras, no âmbito do 'Ciclo Emergente' - Programa de Apoio à Cultura, promovido para dar alguma sustentação financeira aos artistas do concelho durante o momento de crise causada pela pandemia de COVID-19.
Criação: Ana Rostron, Carolina Cantinho, João de Brito e Miguel Ponte
Ilustração: Carla Martinez (Mão de Cartão)
Produção executiva: Lélia Madeira
Co-produção: LAMA Teatro, Município de Faro e Teatro das Figuras
O LAMA Teatro é uma estrutura financiada pela Direcção-Geral da Artes/Ministério da Cultura e apoiada pelo Município de Faro.
Hoje, acordei e ainda respirava sem auxílio artificial. Óptimo, vamos lá curtir este dia igual aos outros. Já desactivei a Netflix e a HBO, vendi a televisão e o móvel que a suportava. Na sala, existe apenas um prego para quando me farto do robe. Um a um, os móveis desta casa despediram-se dos seus lugares. A cama é agora um pobre colchão assente no soalho, a roupa guarda-se a si própria em amontoados sucessivos, a céu aberto, e a mesa de jantar não passa de uma recordação. A roupa lavada à mão é estendida nas portas e nas janelas, a loiça reutiliza-se sem restrições, o lixo não permanece um segundo nesta casa. A luz reflecte na total tonalidade branca das paredes e do robusto e imponente e único sobrevivente. A baixa temperatura, o resguardo do bem-estar, o guardião dos restos carcomidos, os desbotados pins, o último reduto de um possível luxo há muito abandonado. Na ausência de mais do que fazer, o frigorífico torna-se, por força das circunstâncias, o único suporte e meio de criação para o nosso sobrevivente.